Escola Bíblica Dominical 2008


Escola Bíblica Dominical 2008

Estudos Bíblicos ministrados nos feriados e períodos de férias escolares.

clique no link abaixo para acompanhar o conteúdo das aulas:
http://ipvm-ebd-estudosbiblicos.blogspot.com/


1) Criação – Gênesis

Estudo de forma objetiva e profunda, do início do tempo a criação do homem, a provisão de Deus para o pecador e linha do tempo das descendências em direção ao “descendente da mulher”.

Eventos, fatos e ações de Deus segundo Seus propósitos para com o homem, além da mais pura Bíblia (sempre obedecendo o texto dentro do contexto). Será incluído nas aulas: Astronomia, História antiga, Geografia, e tantas outras matérias e assuntos que venham a confirmar a veracidade bíblica dos fatos. Conheça mais sobre esse importante tema que explica tudo sobre a origem das coisas e do homem, bem como descreve a maravilhosa graça de nosso Deus.

Profs.: Douglas Ferreira Luz. Local: Sala do Disquepaz

Clique no link abaixo para acompanhar o conteúdo das aulas:
http://ipvm-ebd-genesis.blogspot.com/

2) Maravilhosa Graça

SABEMOS que Cristo nos amou antes que o amássemos. SABEMOS que Deus nos escolheu, não por nossos méritos, mas sim pela Sua graça. SABEMOS que, pelo sangue de Cristo, fomos feitos filhos de Deus e herdeiros do Pai.

Tais verdades, tão importantes, estão firmemente instaladas no nosso intelecto mas será que estão alojadas também em nossos corações? Será que essa maravilhosa graça de Deus dirige os nossos passos e o modo como enfrentamos o mundo e nossos problemas? Ou é só um conceito teológico muito profundo mas que não muda as nossas vidas ?

Estudaremos o que é a graça , quais as principais barreiras que enfrentamos ao querermos viver por ela (sentimento de culpa, de inferioridade, a autojustificação, entre outras). Veremos como podemos nos apropriar, através do Espirito Santo, do poder curador da graça divina, e como podemos ser eficazes “agentes de graça” a todas as pessoas que conosco convivem.

Esse curso visa, em resumo, ajudar os alunos a passar o conceito da graça de Deus do cérebro para o coração, pois acreditar na graça de Deus é uma coisa, mas viver por ela é outra e bem diferente!

Profs.: Wanda Assumpção Di Creddo e Pb. Eleusis Bruder Di Creddo – Local: Salão Isaac de Mesquita

Clique no link abaixo para acompanhar o conteúdo das aulas:
http://ipvm-ebd-graca.blogspot.com/

3) Boas Vindas

Esta classe recebe os visitantes da IPVM, sendo a condução das aulas um diálogo informal focado para identificar se o visitante é um crente em Jesus ou se possui outra fé. Sendo o visitante já crente em Jesus, ele será encorajado a participar de outras classes da nossa EBD.

Sendo o mesmo não crente, será apresentado o plano de salvação na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Nessa classe os professores orarão pelos e com os visitantes. Eles ouvirão os visitantes e se esforçarão para que os mesmos sejam amados pela comunidade cristã em Vila Mariana.

Profs.: Haroldo e Maria Regina Verçosa, Diáconos Cássio Bellato, Marcos Cassoli, Silas Anchieta, Presbíteros: Ruy Ferreira e Oswaldo Boccia. Local: Hall Anexo à Sala Conselho.

4) Grandes Perguntas da Bíblia

A Bíblia, que tem sempre respostas sábias para qualquer situação, é também repositório de perguntas desafiadoras. A resposta pessoal a cada uma delas acarreta atitudes que, uma vez assumidas, produzem vitórias ou derrotas na vida espiritual de cada um. De que modo, você responderia, por exemplo, a questões como estas?

“Quem dizem os homens que eu sou?”

“Por que andais ansiosos?”

“Em 3 dias Tu (Jesus) levantarás este santuário?”

“De onde me virá o socorro?”

“És Tu o Filho de Deus?”

“Que impede que seja eu batizado?”

Nossa classe oferece princípios bíblicos adequados para a afirmação espiritual daqueles que desejam viver vitoriosamente.

Profs.: Pb. Jurandy Mendes, Pb. Oswaldo Boccia Jr e Dc. Luiz Eduardo P. Machado – Local: Salão Social.

5) Comunicações para Casais

Esse é um curso dirigido a casais que entendem que há pontos a serem trabalhados para melhorar o relacionamento a dois. Devido à dinâmica do curso e ao espaço físico, as vagas são restritas a 6 casais por semestre.

Além dos encontros regulares na EBD, teremos de 3 a 4 encontros extras, em dias e horários a serem combinados conforme a conveniência do grupo. Alguns aspectos da vida conjugal que serão discutidos, à luz de princípios bíblicos: percebendo o outro – atração, desilusão, adequação; entendendo o mistério do casamento – fardo ou bênção; aperfeiçoando a comunicação – uma janela para o outro.

Facilitadores: Délio e Cora Lima, Oséas e Rita Heckert – Local: Sala de Costura.

6) O sentido da vida

Um dos filmes de um grupo inglês de comediantes (Monty Python) tem como título: “O significado da vida”. Todas as cenas traduzem uma procura real e atual da humanidade pela resposta, que no seu fim é: “Não sei”.

Se perguntarmos para qualquer crente, qual o sentido da vida, ele responderá de forma convicta: “Para glorificar a Deus”, o que do ponto de vista prático, na maioria das vezes, significa: “Não sei”. Alguns, de nós, não têm tempo para esse questionamento, pois se trata de teoria de crente improdutivo, e devemos viver nossas vidas, “com Deus é claro”. Outros procuram a resposta, dentro de si mesmos, onde provavelmente o “Espírito Santo habita”, e outros ainda ao seu redor, convivendo e trabalhando intensamente com e para a “Igreja do Senhor”. Mas em que parte de nossas vidas estão, do ponto de vista prático, estes versículos: “… pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.” Colossenses 1: 16-7. Ou “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” Lucas 12: 31. A resposta? Bem essa é a idéia. As respostas estão na Palavra de Deus. Não perca esse filme.

Profs.: Daniel Machado e Pb. Wanderley Bernardo – Local: Sala Casa 40

Clique no link abaixo para acompanhar o conteúdo das aulas:
http://sentidodavida.wordpress.com/

7) Classe de Doutrina

Esta classe tem um curso básico de teologia cristã, sob a ótica Reformada, com abordagem de todo o espectro que compõe tal matéria. O objetivo é que os alunos tenham a informação e formação básicas adequadas como reformados e presbiterianos de nossas doutrinas comuns aos cristãos evangélicos e a nós em particular. O programa compreende os seguintes assuntos: Bibliologia (bíblia), Teontologia (Ser de Deus), Teantropologia (ser humano), Hamartiologia (pecado), Cristologia (Pessoa de Cristo), Soteriologia (salvação), Pneumatologia (Pessoa do Espírito Santo), Eclesiologia (Igreja), Angelologia (Anjos), Escatologia (últimas coisas). Essa classe foi idealizada por nosso pastor titular visando a melhor preparação e capacitação dos oficiais da igreja bem como a todos aqueles irmãos que desejarem maior conhecimento de nossa doutrina reformada.

Prof.: Rev. Paulo Delage – Local: Templo

Clique no link abaixo para acompanhar o conteúdo das aulas:
http://ipvm-ebd-doutrina.blogspot.com/

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Acesse também

IPVM