Jovens e Adultos 2009


Escola Bíblica Dominical 2009

1) Estudando o Evangelho de João

Esta classe está aberta a todos os irmãos, de todas as idades, inclusive os “novos-nascidos em Cristo”, que desejarem conhecer em linguagem simples e clara, a pessoa de Jesus Cristo, do ponto de vista deste apóstolo, que O mostra como  “Deus Encarnado” ; venha conheçer ou aumentar seu conhecimento e fé neste homem Maravilhoso.

Profs.: Douglas F.Luz e Hebert Lima
Local: Sala do Disquepaz


2) Vencendo o STRESS. Como o Salmo 23 é a resposta.

Vivemos num mundo onde sofremos toda a sorte de pressões. Tais pressões, se não enfrentadas adequadamente, podem induzir dores, inquietações, e ao stress. Nesse curso, veremos a resposta divina para enfrentar o stress, e para tal, estudaremos o texto mais popular da Bíblia, o Salmo 23. Este texto exemplifica como Deus, o supremo pastor, espera que nós, suas ovelhas, enfrentemos os sete principais fatores indutores de stress: a preocupação, o excesso de ocupação, as feridas emocionais, os momentos de decisão e escolha, a proximidade da morte, os adversários e o medo do futuro.

Profs.: Presb.Amauri, Wanda Assumpção Di Creddo e Pb. Eleusis Bruder Di Creddo
Local: Salão Isaac de Mesquita

http://ipvm-ebd-stress.blogspot.com/


3) Boas Vindas

Esta classe recebe os visitantes da IPVM, sendo a condução das aulas um diálogo informal focado para identificar se o visitante é um crente em Jesus ou se possui outra fé. Sendo o visitante já crente em Jesus, ele será encorajado a participar de outras classes da nossa EBD. Sendo o mesmo não crente, será  apresentado o plano de salvação na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Nessa classe os professores orarão pelos e com os visitantes. Eles ouvirão os visitantes e se esforçarão para que os mesmos sejam amados pela comunidade cristã em Vila Mariana.

Profs.: Cássio Bellato, Marcos Cassoli, Haroldo Verçosa, Silas Anchieta, Oswaldo Boccia, Isabel Silveira e Helio.

Local: Hall Anexo à Sala Conselho

4) Grandes Promessas da Bíblia

Conduzir o aluno a uma analise espiritual e histórica das promessas cumpridas no passado, das que se estão cumprindo no presente e das que ao de cumprir-se no futuro. Permitir ao aluno a comprovação da fidelidade de Deus nas vidas daqueles que, neste mundo tormentoso, procuram viver segundo os padrões estabelecidos por Ele.

Profs.: Pb. Jurandy Mendes, Pb. Oswaldo Boccia Jr e Dc. Luiz Eduardo P. Machado

Local: Salão Social

5) Comunicações para Casais

Esse é um curso dirigido a casais que entendem que há pontos a serem trabalhados para melhorar o relacionamento a dois. Devido à dinâmica do curso e ao espaço físico, as vagas são restritas a 6 casais por semestre. Além dos encontros regulares na EBD, teremos de 3 a 4 encontros extras, em dias e horários a serem combinados conforme a conveniência do grupo. Alguns aspectos da vida conjugal que serão discutidos, à luz de princípios bíblicos: percebendo  o outro – atração, desilusão, adequação; entendendo o mistério do casamento -  fardo ou bênção; aperfeiçoando a comunicação – uma janela para o outro.

Facilitadores: Délio e Cora Lima, Oséas e Rita Heckert
Local: Sala de Costura

6) Estudando o Credo Apostólico

“Nós somos o que acreditamos que somos” C. S. Lewis. Devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós (I Pedro 3: 15). Devemos confessar a Jesus, a razão de nossa fé (Mateus 10: 32). Cremos que Deus O ressuscitou dentre os mortos (Romanos 10: 9). Como confessar diante dos homens no que cremos se não sabemos quem somos? Como podemos saber o que somos se não sabemos no que cremos? Como saber no que cremos se não gravarmos em nossos corações e mentes as palavras que sintetizam a razão de nossa fé e esperança?

O Credo Apostólico, através dos tempos, persevera não como uma reza sem sentido, ou como uma nova bíblia, ou como um documento fora de época, mas é instrumento poderoso na mão do Senhor que permite lembrar quem somos nós, de onde viemos, e nosso compromisso com aqueles que nos sucederão.

Estudar o Credo à luz da Palavra de Deus é mais uma oportunidade de participarmos da unidade da Igreja Universal de Nosso Senhor Jesus Cristo até que Ele volte.

Profs.: Daniel Machado e Pb. Wanderley Bernardo
Local: Sala Casa 40

7) Classe de Doutrina

Esta classe terá um curso básico de teologia cristã, sob a ótica Reformada, com abordagem de todo o espectro que compõe tal matéria.

O objetivo é que os alunos tenham a informação e formação básicas adequadas como reformados e presbiterianos de nossas doutrinas comuns aos cristãos evangélicos e a nós em particular.

O programa compreenderá os seguintes assuntos: Bibliologia (bíblia), Teontologia (Ser de Deus), Teantropologia (ser humano), Hamartiologia (pecado), Cristologia (Pessoa de Cristo), Soteriologia (salvação), Pneumatologia (Pessoa do Espírito Santo), Eclesiologia (Igreja), Angelologia (Anjos), Escatologia (últimas coisas).

Essa classe foi idealizada por nosso pastor titular visando a melhor preparação e capacitação dos oficiais da igreja bem como a todos aqueles irmãos que desejarem maior conhecimento de nossa doutrina reformada.

Prof.: Rev. Paulo Delage
Local: Templo

http://ipvm-ebd-doutrina.blogspot.com/


8) Classe de Catecúmenos

O público alvo são todos os que pela fé já aceitaram Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, mas que ainda não O professaram (ou confessaram) publicamente perante a igreja, mas que agora de modo espontâneo desejam fazê-lo. Os objetivos são instruir devidamente os candidatos à profissão de fé. Precisam eles conhecer as principais doutrinas do Cristianismo, bem como dos deveres e privilégios que terão como membros de uma igreja presbiteriana reformada. Precisam ser orientados no sentido de viver uma vida cristã, de progresso espiritual, de consagração ao trabalho – de viver, afinal, o Evangelho de Jesus.

A pública profissão de fé dos alunos que completarem o curso, que forem examinados e aprovados pelo Conselho será em dezembro de 2009.

A duração do curso é de 2 semestres.

Classe “Catecúmenos I”: O professor é o Presb. Nelson Schlittler.

Início do curso: 8 de fevereiro ministrando a primeira parte do curso. A segunda parte do curso será dada apartir de Agosto.

Classe “Catecúmenos II”: O professor é o Rev. José Roberto Silveira.

Início da segunda parte do curso iniciado em agosto/2008: 8 de Fevereiro/2009

Observação: A classe “Catecúmenos II” não é continuação da classe “Catecúmenos I”. É o mesmo curso começando em outro semestre.

Professores.: Pb. Nelson Schlittler e Pastor José Roberto Silveira.
Local: Sala do Conselho e Sala Pastoral.

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Acesse também

IPVM